O PAPEL DO PAI NA EDUCAÇÃO

O PAPEL DO PAI NA EDUCAÇÃO

Mentor Marcos Fiel conta qual é o maior erro dos pais na educação dos filhos e dá dicas de como acertar através da programação neurolinguística

Por Gilberto de Almeida 08/08/2019 - 22:36 hs
Foto: Divulgação

Educar sabiamente é uma missão diária! O Dia dos Pais está chegando e esse pode ser um excelente momento para pausar e fazer uma reflexão sobre a importância do seu papel numa sociedade matriarcal, em que a figura do pai fica só como um excelente provedor e pouco ativo na orientação e direcionamento dos filhos. 

Segundo o mentor Marcos Fiel, fundador do Instituto Academy Mind, com algumas pequenas mudanças em nosso dia a dia através da PNL (Programação Neurolinguística) é possível colher ótimos resultados. Somos mais parecidos com nossos pais do que imaginamos, porque aprendemos pela modelagem, então o que fazemos é mais importante do que dizemos. 

Outra dica importante é que o pai deve estar preparado e atento para entrar no mundo do filho e se conectar com ele. “Com os filhos é muito importante estabelecer rapport, ou seja, uma sintonia antes de corrigir, falar na mesma velocidade e tom da criança, dessa forma seu filho estará aberto ao que você tem a dizer e irá te compreender”, explica Marcos. 

4 dicas rápidas de PNL por Marcos Fiel:

      1 - Falar na mesma altura do filho - o espelhamento da voz. Falar na mesma tonalidade. 

      2 - Comemore as conquistas do seu filho como se fossem grandiosas. Para cada 3 elogios, faça 1 correção, ou seja, a cada 3 sim, diga 1 não. 


      3 -  É muito mais eficiente elogiar o esforço do seu filho. Quando elogia o talento, o filho se acomoda! Elogiar o esforço mostra que valeu a pena. 

Confira o exemplo: Quando minha filha tira 8, eu pergunto: você estudou? Sim! Parabéns! Quando você elogia o esforço, você impulsiona os resultados. 

E então, qual o maior erro do pai? 

Focar no ponto fraco do filho! Segundo o mentor é preciso focar no ponto forte. Muitas crianças têm a vocação abafada, pois os pais focam em vários momentos no ponto fraco. Faça ao contrário e assim a criança vai ser mais feliz e mais sorridente, pois fará o que gosta

Sobre o Marcos Fiel

Marcos Fiel ajuda pessoas a se curar de tudo o que impede de ter uma vida feliz e abundante. Ele acredita que qualquer pessoa comum pode alcançar realizações extraordinárias. Fundador do Instituto Academy Mind onde ensina técnicas testadas para as pessoas deixarem suas limitações e viverem uma vida com sentido e tudo o que faz é com muita paixão e alegria. 

Mentor e Trainer em PNL pelo Instituto Academy Mind, já formou mais de 4 mil alunos com foco em desenvolvimento pessoal (Inteligência Emocional,PNL e coaching). Experiência de 18 anos no empreendedorismo e há 11 anos é palestrante e treinador especializado em mudança comportamental.