De acordo com o artigo 1º do decreto, o novo valor é aplicado à tarifa básica do sistema. Já o artigo 2º estabelece um desconto de R$ 0,30 para usuários que utilizam o Cartão Bem Comum e o Cartão Escolar, fixando a tarifa para esses passageiros em R$ 5,80.
O reajuste em Osasco segue a política regional anunciada anteriormente pelo Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), que já havia divulgado nota à imprensa informando sobre a atualização das tarifas de transporte público nas cidades consorciadas. O CIOESTE é formado pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Itu, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, além de São Paulo e São Roque.
Segundo o consórcio, os reajustes consideram a recomposição de custos operacionais do sistema, como combustível, manutenção, insumos e reajustes contratuais, buscando manter o equilíbrio econômico-financeiro do transporte público regional.
O decreto completo com os detalhes do reajuste está disponível para consulta nos canais oficiais da Prefeitura de Osasco e abaixo uma cópia do Decreto Municipal.