O Portal NOR relembra a trajetória da solicitação do AME Osasco e apresenta documentos que mostram a atuação da Dra. Regiane Souza Neves, hoje candidata a deputada federal, na solicitação oficial e nas tratativas que antecederam a criação da unidade em 2018.
Quase oito anos depois, o AME ainda não foi implantado e continua sem atender a população. Enquanto milhares de moradores aguardam consultas, exames e cirurgias, a cobrança permanece: o AME precisa sair do papel.
A reportagem também destaca que diferentes iniciativas da sociedade contribuíram para manter essa pauta em evidência ao longo dos anos. O próprio Portal NOR e seu fundador, Gilberto de Almeida, vêm cobrando a implantação do AME, reforçando a importância de transformar o projeto em realidade para milhares de moradores, inclusive através de ofícios.
Agora, a expectativa é que o Governo do Estado finalmente implante a unidade e coloque esse importante serviço para funcionar.
Portal NOR ouviu a Dra. Regiane Souza Neves
Questionada pelo Portal NOR, a Dra. Regiane Souza Neves afirmou:
“O AME não pode ficar apenas em discursos e promessas vazias. Em 2018, fui atrás e oficializei a solicitação do AME para a cidade, porque Osasco é a cidade administrativa da região oeste e pode acomodar um AME de referência para toda a região, dando apoio aos outros AMEs existentes nas cidades vizinhas. Na época, apresentei a necessidade e a precariedade da saúde em nossa cidade, uma realidade que ainda sentimos até hoje. O AME Osasco pode acomodar diferentes modalidades de atendimento, como o AME Especialidades, o AME Idoso, a psiquiatria e o atendimento infantil. Todas essas modalidades são necessárias na cidade para ajudar a reduzir as filas de espera. Consegui a aprovação rapidamente em 2018. Se eu tiver o voto de confiança da população e for eleita deputada federal, já em 2027 vou trabalhar para que tenhamos uma data e um local definidos para a implantação do tão sonhado e urgente AME Osasco.”
A história do AME Osasco mostra que a criação oficial da unidade aconteceu em 2018, mas a população continua esperando sua implantação efetiva.
O AME Osasco é uma necessidade da população e não pode continuar sendo apenas uma promessa.
O NOR realmente espera que em sendo eleita Deputada Federal possa conseguir de fato a instalação física do Ambulatório AME na Cidade de Osasco, pois com sua instalação temos a certeza de que contribuirá para redução das filas de esperas por especialidades que não possuem no município.
Confira o Decreto Estadual 63.920/2018, publicado no Diário Oficial e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp

