O que dizem às Prefeituras sobre Aplicação de Vacinas Astrazeneca vencidas

O que dizem às Prefeituras sobre Aplicação de Vacinas Astrazeneca vencidas

Por Gilberto de Almeida 02/07/2021 - 19:07 hs

No final da tarde desta sexta feira (02), trouxemos a notícia de que Prefeituras da Região Oeste teriam aplicado doses de vacinas da Astrazeneca de lotes que estavam vencidas, entramos em contato com às Prefeituras Citadas na reportagem, confira abaixo o que cada uma que já se manifestou diz a respeito.

Osasco 

RESPOSTA

A Secretaria de Saúde de Osasco informa que todos os possíveis pacientes (76 em 25 unidades de Saúde) relacionados na suposta vacinação citada estão sendo contatados. A priori, não houve registro de reações adversas vinculadas aos grupos em investigação. Aguardamos a orientação do Programa Estadual de Imunização para seguir os processos de acordo com a necessidade técnica.

Atualização 03 de julho às 21h48 

A Prefeitura de Osasco emitiu uma nova nota oficial afirmando que não recebeu nenhuma dose vencida, confira abaixo!


OSASCO NÃO APLICOU VACINA VENCIDA

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde encontrou falha no registro do lote ou da data da aplicação da dose, situações consideradas normais diante da demanda.

Entre os lotes recebidos por Osasco nenhum estava entre os listados como vencidos.

Osasco aplicou 364 mil doses de vacinas contra a covid.

Portanto, os que foram vacinados podem ficar tranquilos e não deixar de tomar a segunda dose.


CARAPICUÍBA 

A Prefeitura de Carapicuíba informa que o município NÃO aplicou vacinas vencidas. Desde o início da vacinação contra o coronavírus, a cidade vem se destacando na organização e logística da campanha, utilizando critérios rigorosos de controle, desde o recebimento até a aplicação das doses. A data de vencimento dos lotes é conferida diariamente para que cada frasco administrado esteja dentro do prazo de validade e dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O lote 4120Z005, com vencimento em 14/04/2021, foi recebido em Carapicuíba no dia 26/01/2021, contendo um total de 2.440 doses. Estes foram um dos primeiros frascos a serem utilizados pela cidade, sendo o último no dia 26/03/2021.

A Prefeitura de Carapicuíba esclarece que no ato do registro de aplicação no sistema, houve um erro de digitação mencionando o referido lote (4120Z005), como sendo aplicado após a data de validade, o que de fato não aconteceu. Assim que teve conhecimento da reportagem da Folha de S. Paulo, a Secretaria de Saúde apurou o ocorrido e constatou que não houve aplicação de vacinas após a data de vencimento, pois as doses foram aplicadas em março.

Barueri

A notícia divulgada hoje (sexta, dia 2) pela Folha de São Paulo de que milhares de vacinas da AstraZeneca, contra a Covid-19, foram aplicadas no Brasil fora da data de validade causou grande impacto em vários municípios. De acordo com o levantamento, baseado em registros oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde, até 19 de junho, 1.532 cidades utilizaram as doses vencidas. 

Ainda de acordo com esses registros, Barueri chegou a aplicar 15 doses dos lotes indicados como fora da data de validade em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

A Secretaria de Saúde, no entanto, contesta essa informação. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri, responsável por todos os imunobiológicos que chegam à cidade, garante que nenhuma vacina fora da validade foi enviada a qualquer polo de vacinação. O Setor de Imunização realiza uma conferência bastante criteriosa antes de enviar qualquer dose às unidades de saúde.  

A velocidade com que a vacinação vem sendo feita na cidade também aponta discrepância. De acordo com a Vigilância em Saúde, não daria tempo de as doses vencerem, já que são imediatamente usadas tão logo chegam à cidade, acabando rapidamente.  

Os especialistas da Saúde municipal acreditam que houve alguma divergência no sistema de dados do Ministério da Saúde, como erro de digitação ou até mesmo divulgação tardia de dados de algumas imunizações.  

A Secretaria de Saúde de Barueri divulgou as datas de recebimento de todas as remessas de AstraZeneca no município, bem como as datas de aplicação. Confira abaixo: 

- 1º lote: recebido em 26 /01 e aplicado até 06/02 com vencimento em 14/04;  

- 2º lote: recebido em 26/02 e aplicado até 05/03 com vencimento em 22/06;  

- 3º lote: recebido em 10/4 e aplicado até 15/04 com vencimento em 07/09. 

Uma nova checagem está sendo feita pela equipe de Saúde, por precaução, e será concluída ainda nesta sexta-feira. 

Santana de Parnaíba

Com relação a informação da aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca, publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, no dia 02/07/21, no seu site, informamos que em Santana de Parnaíba NÃO HOUVERAM APLICAÇÕES DE VACINAS VENCIDAS.

Ressaltamos ainda que a vacinação em nosso município, bem como todas as ações da administração municipal, acontecem com total lisura, transparência e responsabilidade e que as pessoas imunizadas em nosso município podem ficar totalmente tranquilas com relação aos protocolos utilizados na cidade que seguem os mais rígidos procedimentos sanitários para garantir a saúde dos munícipes e a qualidade das vacinas.

Atualização 05/07/2021 ás 10h13

Recebemos no inicio da manhã desta segunda feira a nota oficial da Prefeitura Municipal de Cotia, segue abaixo:

Diferentemente do que foi publicado pelo Jornal Folha de S. Paulo, Cotia não aplicou vacina vencida contra a Covid-19 na população.

Entre os lotes que teriam sido aplicados com prazo de validade vencido está o 4120Z005, que Cotia recebeu no dia 26 de janeiro de 2021 e cujo vencimento era 14 de abril de 2021. As doses foram aplicadas antes da data do vencimento.

Ocorre que a data de atualização do sistema Conect SUS não corresponde à data da aplicação da vacina, houve um atraso na informação.

Pedimos que a população verifique o lote anotado em sua carteira de vacinação e, caso haja dúvida, procure a Secretaria de Saúde.

Atualização 05/07/21 às 19h50

Comunicado Prefeitura de Itapevi

A Prefeitura explica que em Itapevi não houve aplicação de doses vencidas da AstraZeneca, como afirma matéria publicada pelo Jornal Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (2). Itapevi recebeu algumas doses do referido lote, mas aplicou as vacinas antes da data de vencimento. As quatro doses que aparecem na matéria foram inseridas no sistema com erro de digitação, o que já foi corrigido pela Secretaria de Saúde.

Até o fechamento desta edição ainda não recebemos às manifestações dos demais municípios citados!