Em Osasco, a vacinação contra covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos (comorbidades e deficiência) começou no domingo, 16/1, com incentivos a mais. É que, além da primeira dose, receberam da Prefeitura um “certificado de coragem” e livros de literatura infantil, que integram a campanha “Vacina no braço, livro na mão, de incentivo à leitura.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco decidiu manter a vacinação dos pequeninos exclusivamente nos postos dos shoppings União (Avenida dos Autonomistas, 1400, Vila Yara) e Super Shopping (Avenida dos Autonomistas, 1828, Industrial Autonomistas), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos, mediante agendamento na Central 156.
Os dois locais foram ambientados de forma especial para receber a garotada, que também pôde se divertir com a presença de personagens fantasiados de super-heróis e princesas.
A vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses de adultos e adolescentes continua acontecendo nas 34 Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Atenção ao Idoso e no posto do Osasco Plaza Shopping, que funciona das 14h às 21h.
Os shoppings União e SuperShopping atenderão apenas o público infantil (5 a 11 anos, comorbidades e deficiência) a partir de segunda-feira, 17/1. Os pais devem ficar atentos às exigências para vacinar os filhos nos shoppings. Primeiro é preciso fazer o cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.
No dia agendado é preciso comprovar a comorbidade através de laudo, receita, exame ou prescrição médica, e apresentar documento da criança (CPF ou Cartão SUS) e comprovante de endereço.
No primeiro dia de vacinação foram ofertadas 700 vagas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município. Osasco espera vacinar na primeira semana cerca de 3.500 crianças. O público estimado da primeira etapa é de cerca de 10 mil crianças entre 5 e 11 anos com alguma deficiência ou comorbidades. A cidade tem cerca de 61 mil crianças nessa faixa etária.
“Foi um dia emocionante para toda a nossa equipe. Estamos na linha de frente desde o início da pandemia e da vacinação e, com a chegada do público infantil, nosso sentimento é de alegria”, disse Érica Lima da Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
O prefeito Rogério Lins e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, acompanharam o primeiro dia de vacinação da garotada. “É muito emocionante ver esse início de vacinação de nossas crianças. A ideia foi proporcionar um momento alegre para elas e mostrar a importância da vacina. Além do certificado, iniciamos a campanha ‘Vacina no braço, livro na mão’, como incentivo à leitura. Unimos tudo isso para dar um apoio maior às famílias nesse momento tão importante”, disse o prefeito.
Laura, 6, e a irmã, Fernanda, 9, ambas com comorbidades, foram as primeiras a receber a vacina. A mãe, Daiana C. Silva, se emocionou. “É um sentimento de alívio. Não tem como explicar. Assim que vimos a divulgação liguei no 156 e agendei. Agora estamos um pouco mais tranquilos para elas voltarem à escola”.
Vitória Brito levou a irmã, Sofia, 7 anos, que tem Síndrome de Turner e problema no coração. A família aguardava ansiosa por esse dia. “A Sofia teve duas pneumonias e ficou internada duas vezes. Estávamos muito preocupados e mantendo o distanciamento social por conta dela. É uma emoção enorme ela ter sido vacinada, uma conquista para o público infantil”.
1ª, 2ª e 3ª doses
Osasco continua com a vacinação de primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais e dose de reforço para pessoas a partir dos 18 que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Esse público está sendo vacinado nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino) e no Osasco Plaza Shopping (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos. Para mais informações acesse: https://saude.osasco.sp.gov.
Comorbidades
Devem ser imunizadas crianças com as seguintes comorbidades:
Anemia falciforme, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Cirrose hepática, Cor pulmonale e hipertensão pulmonar, Diabetes mellitus, Doença cerebrovascular, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, HIV, Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), Insuficiência cardíaca, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Obesidade mórbida, Pneumopatias Graves, Próteses valvares – Dispositivos cardíacos implantados, Síndrome de Down, Síndromes coronarianas, Talassemia, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Valvopatias.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Projeto de Lei em Carapicuíba propõe proibição do transporte por moto em aplicativos c...
Vereador Sherif Paulo Costa retira Projeto de Lei que proibia Moto Uber e 99 em Carapicuí...
Câmara de osasco reconhece trabalho de médicos que atuam no Jardim Aliança
Golpe da CNH: entenda o risco dos golpes via SMS e saiba como se proteger
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP