Segundo reportagem exibida na noite desta terça feira (25), pelo SPTV 2º Edição da Rede Globo de Televisão, que teve acesso exclusivo ao laudo do Instituto Criminalística, onde aponta que o desabamento de parte do teto do Osasco Plaza Shopping, foi causado pelo rompimento de parafusos, por sobrecarga e oxidação da estrutura.
De acordo ainda com o laudo: No local do Estacionamento antes havia uma abertura (clarabola) e, em uma reforma, ela foi fechada com uma laje com capeamento asfáltico, construindo uma estrutura mista com vigas metálicas e lajes pré-moldadas.
De acordo o ainda os peritos, as vigas metálicas tinham chapas soldadas em suas extremidades, que estavam fixadas na estrutura, com dois pares de parafusos em cada extremidade, totalizando oito parafusos.
No local ainda, o técnico constatou o colapso de seis vigas, caracterizado pelo rompimento dos parafusos em questão. Além de que foram encontrados pedaços de parafusos rompidos, com sinais de oxidação, e indícios de infiltração no concreto da laje.
O desabamento da estrutura do shopping ao lado da Praça de Alimentação ocorreu em 08 de março, deixando ao menos cinco veículos que estavam no estacionamento, vindo a baixo junto com a laje, mais não deixando nenhum ferido.
Em 1996 outra tragédia marcou a história do shopping e do município, quando uma explosão na justamente na Praça de Alimentação deixou centenas de feridos de 42 mortos na época.
Ponto 1: Clarabóia atual idêntica a anterior - Ponto 2: Clarabóia Removida - Local exato onde ocorreu o desabamento em 08 de março.
Com o fato ocorrido em março, a Prefeitura de Osasco cassou o alvará de funcionamento do Shopping até haja segurança para o público e os funcionários, e o Ministério Público do Estado de São Paulo, também abriu um inquérito Civil, para apuração de eventuais irregularidades e os possíveis responsáveis pelo desabamento ocorrido, desde então ele permanece fechado, com fitas zebradas de interdição em volta do estabelecimento.
O Portal NOR procurou o Crea SP recentemente para poder tirar algumas dúvidas em virtude de declarações que estavam saindo na imprensa nacional, e fez algumas perguntas que foram respondidas confira abaixo. - Entrevista realizada com Eng. Civ. e conselheiro do Crea-SP, Joni Matos Incheglu em 28/03/2023 antes da divulgação do Laudo IC pela Rede Globo de Televisão!
1: Como estão as investigações por parte do Crea sobre o desabamento do teto/ parte do estacionamento do Shopping Osasco Plaza na Cidade de Osasco?
Resposta: O Crea SP, por meio da sua superintendência de fiscalização coletou todas às informações instruiu processo e encaminhou para Câmara de Engenharia Civil, que está analisando todas as informações colidas, como é um assunto relativamente complexo demora um certo tempo para chegar em um encaminhamento adequado, a câmera está debruçada na analise do que cabe aos profissionais envolvidos.
2- Existe possibilidade de fato de o shopping ter toda sua estrutura condenada e consequentemente vindo a ser demolido?
Resposta: Possibilidade há mais, porém bem remota, pois os problemas constatados são bem localizados, então a hipótese mais plausível é que haja necessidade correções do ponto estrutural e eventualmente reforços em pontos bem específicos, porém ter toda estrutura condenada muito embora não possa ser totalmente descartável, é uma possibilidade muito remota.
3- Complementando a pergunta anterior, foi divulgado pela imprensa nacional uma declaração do Conselheiro Joni Matos Incheglu que de fato o shopping poderia ter sua estrutura condenada, gostaríamos de entender como se chegou a essa conclusão poucos dias após o fato?
Resposta: Na verdade sempre no campo das hipóteses, me foi perguntado se poderia a estrutura do shopping ser condenada, muito embora seja remota poderia se chegar nessa conclusão, caso não houvesse segurança para afirmar categoricamente que a estrutura é estável, eu considero isso uma das possibilidades porém muito remota, tendo em vista todo o tempo do shopping está no local, e os problemas que houveram foram locais, eu acredito mais na hipótese de algumas reformas em pontos localizados, caso não seja possível chegar nos registros do shopping, registros do protos estruturais, responsáveis técnicos, mapear a adequação do que foi feito de acordo com às normas técnicas da época, possa ser possível porém remota.
4- Houve imperícia ou erro por parte do shopping ou dos engenheiros ou alguma autoridade no caso do desabamento no Shopping?
Essa afirmação só poderá ser feita após a conclusão das perícias e dos laudos, acredito na falha de projeto do profissional, ou até mesmo de quem projetou a obra e possivelmente até mesmo em ambas hipóteses.
O que diz o Osasco Plaza Shopping
Nota
O Osasco Plaza Shopping informa que segue trabalhando de forma ininterrupta para restabelecer o funcionamento do shopping, e aguarda a conclusão de laudos independentes contratados para avaliar as causas do incidente. Importante acrescentar que todas as documentações referentes ao funcionamento do shopping estão válidas e foram entregues ao CREA, Polícia Civil, Prefeitura e Ministério Público conforme solicitado e que as obras de reparo da área afetada já foram iniciadas.
Por fim, a empresa aguarda autorização dos órgãos competentes para reabertura parcial do shopping, tendo a segurança em primeiro lugar
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Oktoberfest Aricanduva promete uma explosão de sabores alemães de 01 a 03 de novembro
Ribamar Silva assume cadeira de deputado federal por Osasco após eleição de Ricardo Sil...
Beto Piteri é eleito prefeito de Barueri com apoio de Rubens Furlan, em vitória sobre Gi...
Engenheiro Daniel é eleito prefeito de Taboão da Serra com 89.386 votos em eleição mar...
Ribamar Silva assume cadeira de deputado federal por Osasco após eleição de Ricardo Sil...
Engenheiro Daniel é eleito prefeito de Taboão da Serra com 89.386 votos em eleição mar...
Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo com mais de 3 milhões de votos
Beto Piteri é eleito prefeito de Barueri com apoio de Rubens Furlan, em vitória sobre Gi...
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP