Governo investe R$ 73,6 milhões em urbanização do bairro Pimentas, em Guarulhos
As obras de infraestrutura e ações de regularização fundiária pelo Projeto Pimentas vão beneficiar mais de 1,3 mil famílias
As obras de infraestrutura e ações de regularização fundiária pelo Projeto Pimentas vão beneficiar mais de 1,3 mil famílias
São Paulo, 11 de maio de 2023 - Nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), iniciou obras de urbanização, regularização fundiária e recuperação ambiental de um assentamento precário, localizado no bairro Pimentas, em Guarulhos. O investimento de R$ 73,6 milhões vai beneficiar 1,3 mil famílias com infraestrutura e titulação das moradias.
As obras serão executadas na área da CDHU denominada Guarulhos C, que foi ocupada irregularmente. O conjunto de ações de urbanização contempla interligação de água e esgoto, pavimentação, iluminação pública, drenagem e canalização de 291 metros de córregos. O local passará ainda por regularização fundiária e tratamento ambiental e paisagístico em áreas verdes de preservação permanente.
“Nós avançamos na política pública habitacional porque, além de construir mais moradias para a população do bairro Pimentas, estamos realizando obras de urbanização que melhoram a qualidade de vida das pessoas como um todo. Nós enxergamos a habitação em todas as suas frentes e temos a infraestrutura completa nesse projeto”, disse o secretário da SDUH, Marcelo Branco.
Esta fase do Projeto de Urbanização e Regularização Fundiária Pimentas prevê também a edificação de três empreendimentos, que somam 624 apartamentos, para atendimento habitacional definitivo de famílias que serão removidas de áreas de preservação permanente e para implantação do sistema viário do local. Os empreendimentos Guarulhos AA (228 apartamentos), Guarulhos C26 (130) e Guarulhos Y (266) estão em fase de projetos e a etapa de obras será iniciada em agosto deste ano.
Luzia da Silva, 64 anos, costureira e líder comunitária do bairro, disse que os moradores aguardam por essa obra há mais de 30 anos. “Estou muito feliz por ver que agora o bairro será finalmente urbanizado”, destacou.
Desde o início das intervenções do Projeto Pimentas, já foram entregues 3,5 mil unidades habitacionais e 1.393 domicílios foram beneficiados por obras de urbanização e recuperação ambiental. Com atuação da equipe social da CDHU, também foram implantados vários projetos de organização e fomento ao desenvolvimento comunitário, como promoção da gastronomia local, ações de reciclagem, plantio e preservação ambiental, entre outros.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP