O Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo (SP), formou três duplas de pais e filhos ao mesmo tempo em sua instituição. Os estudantes incentivaram seus familiares a completar seus estudos por meio do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) e receberam seus diplomas junto com seus filhos que se formaram no Ensino Médio na unidade da Vila Andrade, zona sul da capital. O evento aconteceu sexta (15) à noite, no campus do Panamby, em São Paulo.
Entre as alunas formadas no EJA estão Elisânia Ferreira de 48 anos, Lindinalva da Costa de 47 anos e Edilene Maria de 50 anos, que tiveram a oportunidade de completar seus estudos já na vida adulta. Os jovens que tiveram essa oportunidade única de finalizar a escola ao lado de suas mães são Natanael Ferreira, Michelly Nunes e Juliana Oliveira, respectivamente.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada à formação de jovens e adultos (acima de 15 anos de idade) que não tiveram a oportunidade de estudar nos cursos regulares dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª à 3ª série). Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. Os concluintes podem prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) e obter a certificação de conclusão de ensino fundamental ou médio.
Em 2023, o Porto formou 53 alunos na Educação de Jovens e Adultos. Além disso, eles participaram pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), obtendo um grande desempenho das equipes, onde seis foram premiadas com a medalha de prata e 12 foram premiadas com a medalha de bronze.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP