Com o intuito de introduzir conceitos de alimentação saudável desde a infância aos estudantes da rede municipal de ensino, os docentes da unidade escolar EMEIEF Messias Gonçalves da Silva, localizada no bairro Santa Maria, zona sul da cidade, desenvolveram o projeto "Sua saúde começa pela sua boca". Voltado aos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, as atividades visam promover hábitos alimentares conscientes e nutritivos desde cedo, incentivando escolhas equilibradas para uma melhor qualidade de vida.
Com essas iniciativas, as escolas contribuem para a formação de cidadãos conscientes. O secretário de Educação, Cláudio Piteri, explica que sua pasta conta com uma equipe de nutricionistas no Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (DAE). Mensalmente as escolas recebem um cardápio, cuja composição oferece proteínas, frutas, verduras e legumes variados. As nutricionistas acompanham nas unidades educacionais a preparação dos alimentos, higienização e armazenamento.
A infância é um período crucial para o desenvolvimento de costumes saudáveis, que podem influenciar diretamente na saúde e no bem-estar ao longo da vida. “O prefeito Rogério Lins não mede esforços para garantir em todas as escolas municipais refeições balanceadas e de excelência. Todas as unidades educacionais garantem aos estudantes uma alimentação escolar saudável, que influencia no desenvolvimento do aluno, trazendo mais qualidade na aprendizagem”, avalia Piteri.
As atividades do projeto "Sua saúde começa pela sua boca" incluem ações interativas, como jogos, brincadeiras e rodas de conversa, além da utilização da música como recurso educacional, cujo intuito é ensinar as crianças a reconhecerem e valorizarem alimentos nutritivos, compreendendo a importância de uma dieta mais saudável desde cedo.
Segundo a diretora da escola, Viviane Marques, o projeto visa não apenas informar, mas também envolver e engajar os estudantes na adoção de uma alimentação equilibrada. As ações pedagógicas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. "Nosso foco é despertar o interesse dos alunos pelos alimentos, incentivando o consumo de frutas, vegetais, entre outras comidas nutritivas de forma lúdica e educativa", destaca.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP