Centenas de famílias osasquenses deram terça-feira, 7/5, uma aula de cidadania e solidariedade ao passarem pelo drive-thru organizado pela Prefeitura de Osasco no estacionamento do Paço Municipal para deixar seus donativos às vítimas dos temporais dos últimos dias no Rio Grande do Sul.
Todos os itens arrecadados (roupas, colchões alimentos não-perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal) foram separados, organizados e enviados na quarta-feira, 8/5, pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade ao Estado gaúcho.
No último fim de semana (sábado e domingo, das 8h às 17h) o Fundo Social já havia organizado plantão em sua sede para arrecadar as doações. Nos dois dias também passaram pelo local dezenas de doadores e voluntários que se dispuseram a ajudar no recebimento e separação dos utensílios.
No drive-thru, outras dezenas de voluntários também somaram esforços para receber as doações, descarregar os carros, transferir os utensílios para a Sala Luiz Roberto Claudino (antiga Sala Osasco, contígua ao Paço Municipal) e separar o material a ser doado.
Entre os que passaram pelo local para deixar sua doação estava o aposentado Ivanildo Alexandre da Silva, 66 anos, morador do Novo Osasco, na zona Sul. “Não tem como não doar. A situação lá está muito grave. Centenas de pessoas perderam tudo, inclusive suas casas. O pouco que a gente pode, a gente deve fazer para ajudar, porque ninguém sabe o dia de amanhã. A gente mesmo pode vir a precisar”.
Silvana Lopes Goes, do Jardim Bela Vista, aproveitou o momento da doação para refletir sobre a tragédia. “Todos que puderem, devem contribuir. É nosso dever. É ruim ver que mesmo em um momento de tragédia as pessoas fiquem promovendo discórdia nas redes sociais. As pessoas precisam parar e refletir para que tenhamos um país mais acolhedor, que haja mais irmandade entre as pessoas”.
O representante comercial Luis Felipe Santos, 29 anos, do bairro IAPI, na zona Norte, também levou seus donativos e falou da importância da solidariedade. “É preciso se colocar nos lugar das pessoas. Ninguém sabe o dia de amanhã”.
O prefeito Rogério Lins acompanhou a ação e agradeceu aos que fizeram doações e aos voluntários que atuaram no drive-thru.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP