CIOESTE discute a organização do 1º Fórum Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da região
Evento, que será realizado no segundo semestre, deverá reunir os municípios que integram o Consórcio com a proposta de impulsionar a economia regional.
Evento, que será realizado no segundo semestre, deverá reunir os municípios que integram o Consórcio com a proposta de impulsionar a economia regional.
Na manhã da terça-feira, 14/05, o CIOESTE reuniu integrantes da Câmara Técnica (CT) de Desenvolvimento Econômico em sua sede, em Alphaville. Na ocasião, Mario Jorge Junqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Cajamar e coordenador da CT, apresentou os novos grupos de trabalho.
Criados com a proposta de potencializar o desenvolvimento econômico dos municípios que integram o Consórcio, os grupos de trabalho de "Eficiência Energética", "Tecnologia Empreendedora" e "Visão de Mercado" serão coordenados, respectivamente, por José Adriano Oliveira (Jandira), Luciano Camandoni (Osasco) e Moacyr Felix (Associação Comercial, Industrial e Inovação de Barueri - ACIB).
Na ocasião, também foram discutidos detalhes sobre a participação do CIOESTE na Feira do Empreendedor do Sebrae, evento que será realizado em outubro, em São Paulo. "A ideia é consolidarmos nossa participação neste importante evento com uma presença mais efetiva dos municípios que formam nosso Consórcio. Para isso, apresentamos o planejamento para atingir as expectativas e gerar bons resultados para todos", destacou Mario Jorge.
Outro ponto discutido pelos presentes envolve uma ação de eficiência energética. Trata-se de um investimento do Governo Federal, a fundo perdido, para implantar usinas solares que irão cobrir as despesas com energia elétrica nos municípios.
"Essa ação é importante porque vai gerar um excedente na produção, que poderá ser direcionado ao pagamento das contas do Cadastro Único, podendo assegurar uma redução de até 65% dos fundos do governo para as famílias beneficiadas pelo programa", afirmou o coordenador da CT.
O ponto alto do evento envolveu o detalhamento da organização do 1º Fórum Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da região. Segundo Mario Jorge, a criação do fórum foi aprovada no ano passado e a ideia é que ele seja realizado no segundo semestre.
"Teremos um grande evento que contará com painéis de discussão com representantes de importantes empresas para discutir a visão do mercado em relação ao desenvolvimento econômico regional", completou.
Ele explicou ainda que o evento terá um viés acadêmico multidisciplinar e que será realizado em parceria do CIOESTE com o Observatório das Metrópoles, instituto ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
"Faremos um evento para ajudar os municípios a entenderem o desenvolvimento econômico além do que se refere ao aumento de arrecadação, mas também no que diz respeito à entrega de indicadores sociais", concluiu Mario Jorge.
O evento contou com a presença do secretário-Executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, dos secretários Mauro Brunetto (Emprego e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - Santana de Parnaíba), Luiz Américo Liza Júnior, o Lolo (Desenvolvimento Econômico - São Roque), José Adriano de Oliveira (Desenvolvimento Econômico - Jandira), além de representantes dos grupos de trabalho da Câmara Técnica.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP