No programa da TV Cioeste Mulher, o Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher, foi tema central. Luciana Ribeiro, socióloga e apresentadora do TV Cioeste, recebeu Cristiane Lins, coordenadora da Casa de Passagem do consórcio de municípios. Cristiane destacou avanços na campanha do mês , reforçados desde a introdução da Lei Maria da Penha, e a importância de as mulheres saberem que existem saídas para o ciclo de violência.
A convidada explicou que, apesar de a base desse suporte ser a assistência social, há outros elementos em uma rede de atendimento que recebem as mulheres vítimas de violência, inclusive dando igual atenção às mulheres trans, que muitas vezes enfrentam maior invisibilidade nas estatísticas e denúncias.
Cristiane destacou o trabalho de outros serviços da rede de atendimento, como secretarias das mulheres e centros de referência, que funcionam como portas de entrada para casos de violência serem acolhidos pelo poder público, assim como unidades de saúde e delegacias da mulher.
Em casos específicos, essas mulheres podem ser encaminhadas para locais de acolhimento, como a Casa de Passagem e a Casa Abrigo, ambas do Cioeste. Locais que oferecem atendimento humanizado e abrigam não só as mulheres, mas também seus filhos e dependentes, proporcionando um ambiente familiar.
Cristiane e Luciana também abordaram as várias formas de violência, os agentes envolvidos e a formação técnica necessária para a rede de atendimento, destacando que as mulheres têm direito a uma vida livre de violência. As Casas Abrigo e de Passagem são responsáveis por auxiliar na construção da emancipação e autonomia das mulheres atendidas, fortalecendo o empoderamento feminino.
Acompanhe a entrevista completa no canal do YouTube do Cioeste.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP