Candidatos não comparecem a debate desrespeitam eleitores e a imprensa

Candidatos não comparecem a debate desrespeitam eleitores e a imprensa

Por Redação 17/09/2024 - 11:44 hs

Na noite desta segunda-feira, o debate eleitoral que seria realizado na cidade de Itapevi foi marcado pela ausência de um dos candidatos, gerando frustração entre eleitores e membros da imprensa. O evento, promovido por por um grupo de páginas e jornais da região oeste tais como: alerta Itapevi, PodcastFeshow, Jornal digital da região oeste e tv Carapicuíba,  era uma oportunidade crucial para que os postulantes aos cargo de Prefeito,  apresentassem suas propostas e respondessem às questões de interesse e da população, mas acabou sendo prejudicado pela falta de comprometimento do candidato  do Podemos (20)  Marcos Ferreira Godoi mais conhecido como Teco.

Os organizadores lamentaram a ausência e a disseminação de fake News na véspera do debate alegando que o candidato não teria sido notificado, mas a assessoria jurídica envolvendo o grupo de páginas notificou as páginas que publicaram essa notícia fraudulenta, pois todos os trâmites do debate foram realizados de acordo com a normas e temos as evidências e provas que todos receberam o convites pelos canais oficiais de cada candidato. A imprensa enfatiza que debates são momentos fundamentais para o fortalecimento da democracia e para que os eleitores possam fazer escolhas conscientes. A ausência do candidato foi vista como um sinal de desrespeito, não apenas à organização do evento, mas também àqueles que esperavam um confronto de ideias para decidir o voto.

Como só há 2 candidatos em Itapevi, foi realizado uma sabatina com a candidata do PSB (40) Camila Godoi,  que compareceu ao que deveria ser um debate e ela destacou suas propostas nos plano de governo é também lamentou a ausência de seu adversário, falou sobre a importância do debate para a transparência e o diálogo. Já o candidato ausente justificou sua ausência por outro compromisso de campanha na mesma data e horário, o que gerou críticas de representantes da imprensa e de cidadãos que aguardavam um posicionamento mais firme sobre as propostas de campanha.

A falta de comparecimento reacende a discussão sobre a responsabilidade dos candidatos em processos eleitorais e o compromisso com a participação em eventos públicos, essenciais para a democracia. A população e a imprensa se sentiu mais uma vez desrespeitadas.