Vereador de Carapicuíba, Professor Ladenilson (MDB) vê no apoio às startups um caminho para a retomada da economia do município após a pandemia de coronavírus. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 2.636/2020 que tramita na Câmara Municipal e que prevê o fomento às pequenas empresas do setor tecnológico sediadas na cidade.
“Apresentamos este projeto à Câmara antes do início desta pandemia, mas no cenário atual ele é ainda mais importante. Quando esta crise provocada pelo novo coronavírus passar, vamos precisar retomar a economia rapidamente e as startups serão fundamentais neste processo”, avalia Ladenilson.
De acordo com o projeto, serão consideradas startups as empresas que, dentre outras coisas, atuem na hospedagem e desenvolvimento de sites eletrônicos; criação, desenvolvimento e distribuição de software; e produção de aplicativos para plataformas de startups.
Entres os objetivos da proposta estão o incentivo ao financiamento e ao desenvolvimento das empresas de tecnologia; a redução de burocracias para o funcionamento das startups; e a promoção de parcerias que impulsionem o surgimento de empreendedores neste setor.
Para isso, a prefeitura poderá, segundo o Projeto de Lei, auxiliar na busca de crédito e analisar a possibilidade de conceder incentivos fiscais; formar ambientes que promovam a inovação, como parques e polos tecnológicos e incubadoras de empresas; e ceder imóveis para a instalação e consolidação de ambientes promotores de inovação, dentre outras coisas.
“Nosso município apresenta em sua unidade da FATEC cursos de Mídias Digitais, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais, de reconhecida qualidade, cujos alunos e professores desenvolveram projetos premiados. Logo, nada mais lógico e sensato que o município incentivar um setor que pode trazer resultados extremamente benéficos para o desenvolvimento de Carapicuíba”, explicou o vereador.
O Projeto de Lei 2.636/2020 está em análise na Comissão de Justiça e Redação da Câmara e Ladenilson aguarda a retomada dos trabalhos no plenário da Casa para a votação da proposta.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP