Espetáculo dançante leva cultura do jazz norte-americano para o Centro de SP
Companhia That Swing Dance Company conta a história do jazz desconstruindo as práticas e estereótipos das danças de salão
Companhia That Swing Dance Company conta a história do jazz desconstruindo as práticas e estereótipos das danças de salão
Sexta-feira, 14 de julho, será dia de música e jazz na Praça da Colmeia. Às 12h30, o grupo That Swing Dance Company apresenta o espetáculo “Lindy Hop: um jazz para dançar”, no Pátio Metrô São Bento.
De forma irreverente e cênica, o espetáculo aproxima o público da cultura do jazz afro norte-americano e demonstra que não somente é possível ouvir jazz, mas também dançar. Por meio de narração em "off" e uma narrativa surrealista a obra discorre ao longo das problemáticas do dançar e se expressar em público, as estruturas sociais da dança, e o potencial da expressão corporal de cada indivíduo, com uma linguagem extrovertida e educativa.
Aproveitando as características desse estilo de dança considerado muito à frente do seu tempo por ser bastante original e inclusivo, a companhia faz uso da linguagem de pantomimas e convida o público de todas as idades a apreciar e experienciar a cultura do jazz, contando um pouco de sua história através de uma série de jogos dançantes, apresentando coreografias e desconstruindo as práticas e estereótipos vigentes nas danças de salão.
A That Swing Dance Company é a primeira companhia de dança profissional focada na pesquisa e no estudo das Swing Dances, sempre buscando novas formas de apresentá-las, trabalhando com coreografias, espetáculos, mídias, intervenções e ocupando os espaços da cidade com Arte. Ela é formada por professores de diferentes escolas e estúdios de dança, focados no estudo e difusão da cultura das diferentes Swing Dances: Lindy Hop, Charleston, Rockabilly, Boogie Woogie, Authentic Jazz Balboa e Collegiate Shag. A That Swing! vem construindo uma identidade singular, reconhecendo as características e bagagens individuais de seus integrantes, gerando meios de conexões entre intérpretes e público.
Em seu histórico, estão parcerias e trabalhos com as bandas Jazz Não Morde, Fizz Jazz, Família Bonagente, Santa Jam Vó Alberta e Unidos do Swing. O grupo é residente no evento Jazz Mansion e possui os trabalhos cênicos “Um Jazz para Dançar”, “Cavalgada das Danças do Séc. XX”, "Nostalgia Rock" e “Swing Era - a era de ouro do Jazz”
Ficha Técnica
Idealização e Direção: Renato Lopes | Co-Direção: Tatiana Vinhais |
Montagem Sonora: Renato Lopes | Narração: Tatiana Vinhais | Figurino: Gabriela Araujo
Cenário/Adereços: Gabriela Araujo | Produção: Renato Lopes e Gabriela Araujo |
Elenco: Cesar Munhoz, Danilo Brun, Diego Groove, Renato Lopes, Suzana Ruiz e Vanessa Duarte
Duração: 50 minutos.
Serviço
Realização: Pátio Metrô São Bento
Data: 14/07, das 12h30 às 13h20
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Projeto de Lei em Carapicuíba propõe proibição do transporte por moto em aplicativos c...
Vereador Sherif Paulo Costa retira Projeto de Lei que proibia Moto Uber e 99 em Carapicuí...
Câmara de osasco reconhece trabalho de médicos que atuam no Jardim Aliança
Golpe da CNH: entenda o risco dos golpes via SMS e saiba como se proteger
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP