Após divulgação na noite de terça feira (25), pela TV Globo do Laudo feito pelo Instituto Criminalística - IC, que apontou como causas para o desabamento de parte do Estacionamento do Osasco Plaza Shopping em 08 de março, ao lado da Praça de Alimentação, com o desabamento 5 veículos que estavam no estacionamento vieram abaixo junto com a laje, ontem quarta feira (26), a Polícia Civil intimou o Engenheiro responsável pela obra para que preste esclarecimentos sobre às causas apontadas no laudo entregue.
De acordo com reportagem nesta quarta (26), divulgada pelo portal Metrópoles " O engenheiro que não teve seu nome divulgado mora no Paraná, sendo assim foi expedido uma carta precatória, para que assim ele seja ouvido em seu município pelas autoridades locais. Não há previsão de quando prestará depoimento"
O Delegado responsável pelo caso no 5º DP. Dr Léo Francisco Salem Ribeiro, afirmou para reportagem que o laudo apontou problema estrutural e que está relacionado com a reforma como a construção do espaço teria sido planejado.
Ponto 1: Clarabóia atual idêntica a anterior - Ponto 2: Clarabóia Removida - Local exato onde ocorreu o desabamento em 08 de março.
O que diz o Osasco Plaza Shopping sobre a divulgação do Laudo do Instituto Criminalista - IC.
Nota - Osasco Plaza Shopping - 26/04
O Osasco Plaza Shopping informa que segue trabalhando de forma ininterrupta para restabelecer o funcionamento do shopping, e aguarda a conclusão de laudos independentes contratados para avaliar as causas do incidente. Importante acrescentar que todas as documentações referentes ao funcionamento do shopping estão válidas e foram entregues ao CREA, Polícia Civil, Prefeitura e Ministério Público conforme solicitado e que as obras de reparo da área afetada já foram iniciadas.
Por fim, a empresa aguarda autorização dos órgãos competentes para reabertura parcial do shopping, tendo a segurança em primeiro lugar.
O que diz a Prefeitura de Osasco que foi procurada para falar sobre o assunto:
Informamos que, quando houve o desabamento de parte da laje do shopping, a Prefeitura decidiu por cassar o alvará de funcionamento, condicionando a sua liberação à apresentação de todos os laudos que garantam a segurança do estabelecimento.
A Prefeitura de Osasco não liberará o alvará de funcionamento sem a comprovação de que o local está seguro para lojistas, frequentadores e funcionários.
Após a apresentação dos laudos, a Defesa Civil, a Perícia Técnica da Polícia Civil e o CREA devem fazer vistoria no local. No entanto, até o momento, não foram apresentados os documentos solicitados e necessários para uma nova vistoria e, consequentemente, a liberação do alvará de funcionamento.
Os questionamentos sobre as obras realizadas devem ser direcionados à administração do shopping, porque elas foram indicadas nos relatórios da Defesa Civil, Perícia Técnica e do CREA. Quanto à empresa contratada para a realização das obras, somente a administração do estabelecimento poderá informá-los.
Sobre a investigação, causas do desabamento, responsáveis, os questionamentos devem ser dirigidos à Polícia Civil (que instaurou um inquérito sobre o acidente).
Confira entrevista realizada com o CREA SP, clique no link abaixo:
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
DARIO VASCONCELOS - Os bastidores da Lei Henry Borel
GABRIEL RODRIGUES - Inventário não precisa ser um bicho de sete cabeças
RALPH MARIANO - Cenário Político aquecido para o Governo de SP